domingo, 2 de junho de 2013

Ontem no Sarau

O sarau fez uma homenagem ao cancionista Francês Georges Moustaki. Um dos mais importantes compositores da canção francesa. Muostaki é autor de canções inesquecíveis como Ma liberté, Ma solitude, Les enfants d'hier, e Millord - esternizada na voz de Edith Piaf. Nos anos 60/70 teve um intercâmbio importante junto a compositores brasileiros e é autor da versão, para o francês de clássicos como Águas de março (Tom Jobim), Fado tropical (Chico Buarque e Ruy Guerra) e Cotidiano nº 2 (Vinícius e Toquinho). É de sua autoria também, a famosa canção Joseph, vertida para o português por Nara Leão como Meu bom José e gravada com sucesso por Rita Lee.

O dramaturgo, ator e diretor Geraldo de Andrade, leu trechos de sua peça Minha favela querida. Geraldo é autor da peças "Auréola", "Saúde da saúde", "Vida, que vida", dirigidas por Luiz Mendonça. E escreveu e dirigiu "Deboche", "Morro e asfalto" e "Minha favela querida".

O sarau recebeu a visita de Valmir Jordão, poeta, compositor e performer do Recife (PE). Valmir está correndo o Brasil na divulgação de seu último livro, Poemas diversos. É autor de outros 12 livros, entre eles Hai kaindo na real & uutros poemas, Sempre una pelo rio Uma, Poe Mas, e Peixes in Aquario. Participa do site interpoética.

Desde o sarau do mês passado, dona Maria prometera um poema para duas vozes, comovente diálogo entre filho e mãe, que finalmente chegou. Alexandre Faria representou o filho.

Alexandre também apresentou uma versão ainda em fase de conclusão da letra de Ma liberté, de Georges Moustaki. Quando ficar pronta publicaremos aqui.

Oswaldo Martins leu poemas que está fazendo para um novo livro sobre o artista plástico Arthur Bispo do Rosário.

Também a participação luxuosa de Elesbão Ribeiro, José Pereira Dias, Marly Bisppo e Monique Nix.

E que não foi perdeu o sorteio do primeiro exemplar do livro Outra - poesia reunida no sarau de Manguinhos.  Monique Nix a feliz contemplada com o primeiro e único exemplar em circulação, pelo menos até a próxima terça.



Um comentário:

  1. Maravilha! Cada primeiro sábado do mês, mais aprendizado, mais troca de experiências com os poetas do Sarau de Manguinhos! É sempre um prazer participar e aprender com os poetas. Parabéns aos organizadores: Maura, Alexandre Faria e Oswaldo Martins.

    ResponderExcluir