sexta-feira, 8 de junho de 2012

João e Maria - Elesbão Ribeiro

1
o João é pedreiro.
a Maria é empregada doméstica.
de noite
a Maria põe-se por cima do João.
é manhã
o João põe-se por cima da Maria
deixa-me
tenho de trabalhar, diz a Maria.
mas o João diz-lhe tantas coisas bonitas ao ouvido
e a Maria se entrega
deixa-se estar.

 2
João é pedreiro
depois do expediente
encosta no pé sujo em frente
ao prédio
que com outros constrói.
Toma um copo de cerveja
e um gole de cachaça
toma um copo de cerveja
e um gole de cachaça
Com um aceno, pendura a conta e sai.
Nunca caiu
nunca levitou.

3
O pedreiro João, casado com a Maria, que é empregada doméstica,
trabalha mais perto da casa em que moram. A  Maria, sua mulher, que é
empregada doméstica, trabalha mais longe. O pedreiro João depois de
passar pela birosca, onde zoa, e onde todos zoam de futebol, passa
pela quitanda.
quando a Maria chega, já encontra o seu prato e o seu homem à mesa.

4
O João, que é pedreiro, tem, às vezes, de fazer horas extras. A Maria,
que é empregada doméstica, por trabalhar mais longe, sempre chega
depois do João. A Maria, quando chega antes do João,  por não ver luz
acesa na sala e por defeitos do AMOR, logo se aflige: por onde andará
o meu homem?

5
O João, por fazer horas extras, chega cansado e mais tarde.  Nestes
dias, a Maria chega mais cedo. Por defeitos do AMOR, põe-se a cismar.
Ao ver o que se passa nos olhos da MULHER, João dá-lhe uma palmada no
cu: anda vai por a mesa.

6
A Maria, cansada de ser empregada doméstica, voltou pra terra dela.
O João ficou.
Anos mais tarde, o João voltou.
Estava mais velho, um pouco mais cansado.
Entra, disse-lhe a Maria:
vou ver se encontro água pra me lavar.

7
A Maria tinha dois filhos
um rapaz e uma rapariga.
Já os tinha antes de ti.

8
O João esfregou as mãos
e eles me aceitam
aceito-te eu.

elesbão

(21/05 e  30/05/12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário